(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

terça-feira, 14 de abril de 2009

Ceci n' est pas une pipe - Um exercício, por Reginaldo Luiz Cardoso



I





"Ceci n' est pas une pipe". Uma tela da tela da tela. Representação da palavra ou representação da coisa? Mas e a palavra na coisa? Um cachimbo marrom em um fundo marrom. Um cachimbo azul em um fundo azul. Um cachimbo amarelo em uma moldura amarela de fundo negro. Justaposições, simulacros. Metáforas desconectadas bailam acima das nossas imaginações. O que é significante ou significado?
Ceci e Peri? Peri afirmando a verdade de Ceci?
Dr. La Kan, de um Cantão qualquer, escopia profundamente perante o seu cachimbo peculiar. Súbito, descompassado, exclama: "Saussure n'est pas une pipe!"
Pano rápido!
Um cachimbo é um cachimbo, que é um cachimbo, que é um cachimbo. Magritte.



II




A foto nos diz muito sobre o que a história tem de ruínas. Ou de como podemos nos apoiar no triunfo sobre as ruínas. Um pracinha, equilibrando-se no alto de uma ruína lança dados sobre o futuro. "Aqui está o devir!".
Ao fundo, na mesma ruína, de uma cidade esvaecida, um Políbio ou Tibúrcio contempla triunfante a paisagem desolada. Está ali há mais tempo, quiçá dos tempos da Roma Imperial, petrificado, estátua do tempo. Desdenha o pracinha e o seu emblema. Séculos os separam em razão de poucos metros.
Hoje, a estátua ainda está lá, compondo a cidade-museu. O pracinha é apenas fantasma de si mesmo.
As coisas são mesmo assim, em preto e branco. Poucos percebem nuances. Elas mostram o fim.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.


Exercício proposto sobre a observação da tela de René Magritte - "Ceci n'est pas une pipe" (Isto não é um cachimbo) e da foto de
Jewgeni Chaldej sobre o hasteamento da bandeira da URSS na Berlim arrasada em 2 de Maio de 1945. Trabalho realizado para a disciplina Seminário de Tese, do curso de doutoramento em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/UFRJ.

Reginaldo Luiz Cardoso é psicólogo e mestre em ciência política. Também é um aluno brilhante e excelente colega de turma, recomendo sua companhia e sempre profícuo papo.

Um comentário:

Rodri Nuñez disse...

Infeliz Jung ao fixar o significante ao significado - Arquétipos (Mater Prima, e.g.). Afinal de contas, um significante possui vários significados. Até que ponto Saussure e Strauss foram tão inexoráveis em suas interpretações? Um cachimbo, como implica Magritte, ou seus chapéus-cocos, caracteriza o amor surrealista aos paradoxos visuais. Que tal "A noiva despida pelos seus celibatários" com o "Peri" de Reginaldo? Uma suruba perspectivista, não?

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!