(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Morte de Marvin Gaye completa 25 anos*






Não poderia deixar passar em
branco
a notícia sobre esse grande artista negro:



"A morte do cantor Marvin Gaye completa 25 anos nesta quarta-feira. No dia 1º de abril de 1984, o astro, referência da música soul, foi assassinado com um tiro pelo próprio pai, Marvin Gay, que era reverendo de uma igreja conservadora dos Estados Unidos. Se estivesse vivo, Gaye faria 70 anos nessa quinta-feira.

Marvin Gaye nasceu em Washington, nos Estados Unidos, no dia 2 de abril de 1939. O cantor tinha duas irmãs e um irmão mais novo. O pai era ministro de uma igreja chamada House of God (que significa Casa de Deus, em tradução livre).

A carreira musical de Gaye começou aos três anos na própria igreja - trajetória semelh
ante ao início da vida artística de outros músicos negros. Lá ele teve aulas de piano e bateria. Fundamental para a evolução da música soul, o cantor enveredou para temas inusitados para a música daquele período, sobretudo contestando questões políticas.

Quando concluiu o ensino médio, Gaye se alistou nas Forças Armadas dos Estados Unidos, mas logo foi dispensado e voltou para sua cidade natal. Em Washington, integrou por acaso a banda The Rainbows, onde teve como parceiro o guitarrista Bo Diddley.

Em 1958, Gaye se torna integrante da banda The Moonglows e, em uma apresentação em Detroit, desperta o interesse de Berry Gordy Jr., fundador da gravadora Motown. Em 1961, o empresário o contrata e a partir desse ponto a carreira de Gaye efetivamente decola.

O músico se torna baterista de estúdio na gravadora e toca com grupos como The Miracles, The Contours, Martha and The Vandellas e Stevie Wonder. O primeiro disco solo de Gaye foi Soulful Moods, gravado em 1961.

Como artista solo, se destacou com os hits Ain't That Peculiar, I'll Be Doggone e How Sweet It Is (To Be Loved by You) em 1965.

Dois anos depois, outro álbum de sucesso. United, gravado ao lado Tammi Terrell, caiu no gosto do povo americano e resultou em um sucesso repentino. Mas em 1970, um tumor no cérebro de Terrell colocaria um ponto final na parceria de sucesso e levaria Gaye a uma intensa depressão.

Inconsolado, Gaye se motivou com as discussões políticas que envolviam os Estados Unidos e mergulhou no novo projeto que seria lançado em 1971: What's Going On, álbum de maior relevância na carreira do cantor. O disco foi um divisor de águas na Black Music.

Outros dois discos ainda seriam lançados por Gaye - Let's Get It On, em 1973, e Midnight Love, em 1982. Ambos tiveram sucesso, e o último ainda rendeu dois prêmios Grammy ao cantor".

*Do Redação Terra

http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI3675291-EI1267,00-Morte+de+Marvin+Gaye+completa+anos.html

Por favor, qual vai ser o primeiro estúdio hollywoodiano que vai ter a ótima idéia de produzir um roteiro e um grande filme sobre a vida e a obra de Marvin Gaye? Tomara que alguém tenha essa brilhante "idéia" logo logo.

Besos.

Nenhum comentário:

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!