(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ministra inaugura programa para reeducar agressores em Nova Iguaçu


Ministra inaugura programa
para reeducar agressores em Nova Iguaçu


Diego Valdevino
diegovaldevino@jornalhoje.inf.br
Fotos: Glória Nunes

A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), esteve ontem pela manhã em Nova Iguaçu, no auditório do Ministério Público da cidade para o lançamento oficial de um programa pioneiro: o Serviço de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica Contra a Mulher (SerH). Criado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, o Serh é uma proposta de reeducar homens condenados pela Justiça por agressão à mulher, como exige a Lei Maria da Penha.

Segundo essa lei, além de aplicar a pena ao agressor, o juiz deve encaminhá-lo para esse tipo de atendimento, que visa a mudar seu comportamento. Por isso, todos os municípios deverão implantar programa semelhante. Criado pela equipe do secretário municipal Luiz Eduardo Soares, o SerH iniciou o serviço de reeducação em caráter experimental no fim do ano passado, possibilitando os ajustes finais na metodologia.

“Em 2004, o Lindberg traçou metas para o município e a questão da violência contra a mulher o preocupou. O atendimento aos homens agressores deve existir para que eles possam se reabilitar. Essa lei Maria da Penha foi criada por nós mulheres e a reeducação dos homens é muito importante. Em Nova Iguaçu foram encaminhados 150 homens para o SerH. Os homens e as mulheres devem ter seus direitos iguais. Infelizmente muitas mulheres ainda acham que o poder público não deve se ocupar ao cuidar dos homens agressores. Temos que conscientizar esses homens que a violência contra a mulher é um crime”, disse a ministra Nilcéia Freire.

O projeto está sendo aplicado através de parcerias com o Juizado Especial da Violência Doméstica Contra a Mulher e a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da cidade, além do Instituto de Estudos da Religião (Iser), que gerencia as verbas.

Durante o evento estiveram presentes diversas autoridades, entre eles, do juiz titular do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Nova Iguaçu, Octavio Chagas, da vice-prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, do subsecretário geral da ONU e diretor executivo do Programa da UNI/AIDS, Michel Sidibé, da secretária geral auxiliar da ONU, Purnima Mane, do presidente da OAB de Nova Iguaçu, Jurandir Ceulin, da vereadora Vilma Aguazul, do secretário de Ação Social e Prevenção da Violência, Luiz Eduardo Soares, entre outros.

O Projeto SerH recebe homens encaminhados pelas Varas de Violência Doméstica e Familiar, Varas da Infância e Juventude, pelos centros de atendimento às vítimas, pelas delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deam), Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), organizações não-governamentais, serviços de saúde e também a todos os homens que procuram voluntariamente o serviço.

Atualmente existem 3.500 homens respondendo a processos por agressões em Nova Iguaçu. O SerH foi inaugurado na Avenida Nilo Peçanha, 480, sala 104, Nova Iguaçu. O telefone é 2667-1969 e 2667-5795.


* Matéria publicada no Jornal de Hoje edição do dia 31 de Março de 2009.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Nenhum comentário:

Deixe seu email para que você possa receber as novidades e promoções do PSQC!

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!