(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ministra inaugura programa para reeducar agressores em Nova Iguaçu


Ministra inaugura programa
para reeducar agressores em Nova Iguaçu


Diego Valdevino
diegovaldevino@jornalhoje.inf.br
Fotos: Glória Nunes

A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), esteve ontem pela manhã em Nova Iguaçu, no auditório do Ministério Público da cidade para o lançamento oficial de um programa pioneiro: o Serviço de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica Contra a Mulher (SerH). Criado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, o Serh é uma proposta de reeducar homens condenados pela Justiça por agressão à mulher, como exige a Lei Maria da Penha.

Segundo essa lei, além de aplicar a pena ao agressor, o juiz deve encaminhá-lo para esse tipo de atendimento, que visa a mudar seu comportamento. Por isso, todos os municípios deverão implantar programa semelhante. Criado pela equipe do secretário municipal Luiz Eduardo Soares, o SerH iniciou o serviço de reeducação em caráter experimental no fim do ano passado, possibilitando os ajustes finais na metodologia.

“Em 2004, o Lindberg traçou metas para o município e a questão da violência contra a mulher o preocupou. O atendimento aos homens agressores deve existir para que eles possam se reabilitar. Essa lei Maria da Penha foi criada por nós mulheres e a reeducação dos homens é muito importante. Em Nova Iguaçu foram encaminhados 150 homens para o SerH. Os homens e as mulheres devem ter seus direitos iguais. Infelizmente muitas mulheres ainda acham que o poder público não deve se ocupar ao cuidar dos homens agressores. Temos que conscientizar esses homens que a violência contra a mulher é um crime”, disse a ministra Nilcéia Freire.

O projeto está sendo aplicado através de parcerias com o Juizado Especial da Violência Doméstica Contra a Mulher e a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da cidade, além do Instituto de Estudos da Religião (Iser), que gerencia as verbas.

Durante o evento estiveram presentes diversas autoridades, entre eles, do juiz titular do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Nova Iguaçu, Octavio Chagas, da vice-prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, do subsecretário geral da ONU e diretor executivo do Programa da UNI/AIDS, Michel Sidibé, da secretária geral auxiliar da ONU, Purnima Mane, do presidente da OAB de Nova Iguaçu, Jurandir Ceulin, da vereadora Vilma Aguazul, do secretário de Ação Social e Prevenção da Violência, Luiz Eduardo Soares, entre outros.

O Projeto SerH recebe homens encaminhados pelas Varas de Violência Doméstica e Familiar, Varas da Infância e Juventude, pelos centros de atendimento às vítimas, pelas delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deam), Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), organizações não-governamentais, serviços de saúde e também a todos os homens que procuram voluntariamente o serviço.

Atualmente existem 3.500 homens respondendo a processos por agressões em Nova Iguaçu. O SerH foi inaugurado na Avenida Nilo Peçanha, 480, sala 104, Nova Iguaçu. O telefone é 2667-1969 e 2667-5795.


* Matéria publicada no Jornal de Hoje edição do dia 31 de Março de 2009.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Postar um comentário

Deixe seu email para que você possa receber as novidades e promoções do PSQC!

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

Google+ Followers

As mais lidas!