(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Serei sincero: eu moro no Japão! Não tenho muito o que explicar, o fato é simples, enquanto milhares de pessoas dormem durante noite e, trabalham, pensam, peidam, comem, andam, compram, olham, escutam, escrevem, refletem, fazem côco, lêem jornais, brigam, matam, nascem, tudo isso durante o dia, eu faço o contrário.

Faço tudo à noite, e de dia eu me arrasto, eu sobrevivo, sou um sanguessuga que apenas estou acordado porque devo e não porque quero. Mas vivo em uma sociedade judaico-cristã-capitalista, e como Weber já tinha dito, o protestantismo moldou as relações empreendedoras nos EUA e o mundo copiou, até mesmo o Japão. Alguém já viu algum crente dizendo que acorda tarde, ou que fica pelas madrugadas vendo filmes e fazendo poesia, eles têm que acordar cedo, trabalhar e ainda salvarem suas almas (só uma coisa me aflige: 99% dos programas evangélicos são de madrugada, acho que o Weber já caducou).

Portanto aviso! Estou em processo de transição. Estou que nem jogador de futebol que vai jogar decisão de mundial em Tóquio, me adaptando ao fuso horário. Só que é o fuso de Brasília mesmo. Tenho uma meta, tenho que acordar todo dia às 7:00 da manhã, o horário de dormir não importa, mas tenho que levantar às 7:00. Depois o corpo se encarrega de se ajustar e então serei mais um adaptado, porém notívago de coração e alma. O problema é mais sério que parece, pois se digo que acordo às 11:00 ou às 12:00 todos me olham com aquela cara:
- Vagabundo!

Talvez a única pessoa que fala abertamente que faz exatamente o que faço e todo mundo acha lindo é o Jô Soares, talvez eu tenha que ganhar uns 50Kg de gordura para as pessoas me olharem candidamente quando digo o horário que durmo e o horário que acordo. Ganhar o salário que o Jô ganha por mês também ajudaria... eu acho.

Então, mais um portanto, tenham paciência comigo, estou em processo, estou tentando me tornar um ser diurno e trabalhar pela manhã feliz e sorridente, com esse lindo calor que faz no Rio de Janeiro seja na primavera, no verão, no inverno e um pouco menos no outono.

Ih!
Acordei!
Acho que foi um sonho...
... ou um pesadelo.

Besos.

10 comentários:

Anônimo disse...

Gosto da noite também....mas com o passar dos anos aprendi que ser diurno vale mais a pena. Pelo menos na minha profissao... acho que minha cabeça funciona melhor assim...
Alias, sempre que desperto de manha minha cabeça esta a mil! é justo nesse momento, na cama ainda, que resolvo melhor as questoes do dia, uma diagramacao bacana pra aquele informe....
O seu problema Vi é que vc é um pensador, escrevinhador e poeta. E geralmente na dá mesmo pra gente pensar nesse calor de Deusmelivre do Rio de Janeiro....
É amigo.... é dificil pacas ser socialmente viável nesse lugar!

Lux (Lucia Helena Ramos) disse...

Adoro a noite também, mas infelizmente isso é incompatível com a maioria trabalhadora... assim, para ser compatível e social, me acostumei (? tsc) a acordar as 6h30 todo dia... e começo cedo nas inutilezas (essas coisas que nao servem para nada como poesia, literatura, ler os amigos, etc.) e só começo realmente a trabalhar às 10h - já feliz por ter feito imprestabilidades durante pelo menos 3 horas. foi uma forma encontrada. E, quando dá, fico até de madrugada trocando figurinhas com amigos, escrevendo, lendo - gostaria tb que todos entendem meu fuso diferente... mas o mundo não é tolerante, nem humano, nem razoável. Então, fingimos: ser padrão, pasteurizados, normóticos, modo plural... pois sim... isso me lembra um dialogo (da minha infância): - já que vc não tá fazendo nada, vem me ajudar na cozinha. - como eu não estou fazendo nada! eu estou lendo! lendo! lendooo! [ler é quase não fazer nada...?] - não deixe de ver Vida Maria (filme de animação - show!) - ;*

Fessora disse...

Meu notívago preferido.
Acho meio difícil esta sua reabilitação para o dia. Não acredito que vá esquecer sua companheira de anos e anos. Vocês se entendem, ela te inspira. Ela é muito mais sua musa do que eu, ou Lúcia, ou Eliza, ou qualquer outra fonte criativa. Inclusive ela que lhe estendeu a mão durante a criação deste blog.
Tente assim: aproveite enquanto ainda pode. Essas rotinas noturnas estão prestes a acabar e logo logo terá que acordar às 6, ou às 7 ou em qualquer outro horário matutino para pegar no batente.
Certo, biscoito?

Anônimo disse...

Cara.....a frase: "Já que vc nao ta fazendo nada, vem me ajudar na cozinha".....É UM TRAUMAAAA!!!
Bem lembrado Lucinha! :D

Mas ó......as coisas que aprendi nessas horas na cozinha (contra minha vontade) me ajudam pacas hoje em dia. De certa forma...mae sempre tem razao, neh? que saco!
hahahaha

Lux (Lucia Helena Ramos) disse...

Eliza, Vini e Carla - comunidade em geral..e musas [que chic, heim?] hehe:
- ler é o que de melhor podemos fazer por nós mesmos! [palavras sabias do poeta e escritor bartolomeu campos queiros - quem quiser ver o resto do texto ver no blog do grupo contoaconto].
- cozinhar é legal e super importante, mas a gente tb aprende em livros, e em qq idade e conforme a necessidade (que literalmente faz o cozinheiro!). já ler, estamos sempre em divida, e levaria uma vida inteira e mais tantas outras para colocar em dia minha divida de leitura! ou pelo menos toda a obra de monteiro lobato, malba tahan e cascudo! no mínimo!
vejam VIDA MARIA! curta metragem incrivel! beijocas proces! e muitas noites inspiradas para o poeta!

Anônimo disse...

a vida diurna é monótona demais para pessoas como nós. faça o que for melhor pra você, o que vai realmente te deixar bem, independente do horário.

Lux (Lucia Helena Ramos) disse...

Daia deu uma de grande oráculo: o próprio Delfos! Grande Daia!
noite e dia! com entrega em domícilio, querido! ;* hehe!

Priscila Bispo disse...

Aaahhh, mas só me faltava essa! Se bem que tu deves mesmo estar morando no Japão, de acordo com o número de vezes que nos encontramos...E como se não bastasse Eliza no Chile, ora pois! Acho que isso é um complô do tipo: ''Vamos deixar a Priscila longe de suas pessoas mais queridas''.
E tens pensando em deixar a noite sem ti, quão ingrato que és!

:S

Unknown disse...

É meu caro Vinícius, sinto que você está em apuros.É quase um "ser ou não ser".
É claro que dentro da "normalidade" todos trabalham de dia, e dormem à noite.Mas, se isso se deve ao protestanismo??Tenho cá minhas dúvidas.Mas, o fato é que não somente os "crentes" acordam cedo e trabalham, mas sim todos, independente de ser cristão ou ateu.
Se o seu "pecado" é dormir de dia e ficar acordado à noite, que atire o primeiro travesseiro, quem nunca pecou.rsrsrs!
bjs.
Ah, eu também de vez em quando sou noturna, escrevo poesias e ainda sou crente!Viu, somos todos "normais".

palavras sobre qualquer coisa disse...

Ai, ai, ai, não leve a mal meu comentário, só fiz um post bem-humorado sobre o lance de dormir tarde. É óbvio que todas as pessoas acordam cedo para trabalhar, independente de serem cristãs ou não. É que fiz uma referência a um famoso sociólogo alemão, Max Weber, que fez um importante estudo no início do século XX e que dizia que o desenvolvimento do capitalismo nos EUA foi "ajudado" pelo fato de que a maioria da população era formada por protestantes, mas o mundo mudou muito...

E a brincadeira dos programas evangélicos da madrugada está valendo, a mantenho.

Adorei vc ter finalmente lido o blog e sempre o manterei atualizado. Leia também os posts menos polêmicos, rs. E para você saber que eu adoro quando me esculhambam (o que não foi o seu caso), irei postar lá, agora, essa resposta que te dou agora.

Volte ao PSQC quantas vezes quiser.

Besos.

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!