(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008




Foto de minha passagem de ano novo!

2007 / 2008

Caros amigos leitores deste singelo e humilde blog. Muita coisa aconteceu neste ano de 2007, inclusive a criação deste mesmo que está sendo lido neste exato momento por vocês: o nascimento do PSQC foi em 2007. Admito que a idéia de criar este espaço virtual-poético demorou algum tempo a ser concretizada e que também sofreu resistências de meu id, ego e superego. Sempre fui um romântico com relação às publicações poéticas e sempre imaginei que lançaria meu primeiro livro de poesias por alguma pequena e/ou média editora (e que não venderia muito mas receberia críticas interessantes do Prosa&Verso de O GLOBO) e que no lançamento do meu segundo livro de poesias e contos já seria visto como uma das promessas da nova (tenho quase trinta) geração de poetas cariocas/brasileiros.

Admito que relutei para criar este blog, mas com a insistência de minha amiga e conselheira-mor Lucinha, criei-o sem muitas expectativas. Levei uma madrugada para configurá-lo, dá-lhe o título, subtítulo, gracinhas e etc. A formatação(modelo) também, a princípio, foi escolhida de forma aleatória. O blog seria meu patinho-feio onde poderia colocar meus velhos-novos textos para 3 pessoas lerem (contando comigo).

E assim fui levando o tal...

Mas algo surpreendente ocorreu, com uma velocidade estonteante meu interesse pelo blog ficou obsessivo, inusitado, enlouquecido, tarado, excitado, entre outros. Queria saber mexer em tudo, em todos os detalhes, mexer na formatação, nas letras, nas cores, na linhas verticais e horizontais, queria saber o que é HTML (alguém sabe o que é HTML?), queria postar todos os textos, de ter todos os leitores, espalhar a notícia do blog, espalhar seu título, colocar arquivos de fotos, música, youtube, orkut, mp3, mp4, e mais e mais e mais...

E depois desse consumo interno por esse espaço virtual, o que mais me levou às mais angustiantes esperas e lancinantes curiosidades foi o espaço denominado:
Comentários.

É realmente algo de atormentar a alma ter que esperar pelos comentários, não, não faço questão dos comentários bons, os bonitinhos, os bem-educados, não, espero por todos, por todos os comentários, os ruins, os indiferentes, os malvados, os críticos, os "não vou com sua cara" e a cada dia que acordo abro o blog para lê-los, como um bêbado pela cachaça do dia, e quando vejo que um texto não foi comentado, fico triste, não por achar que as pessoas são obrigadas a comentá-lo, mas por vê-lo ali tão sozinho, tão carente, sem uma palavra amiga para consolá-lo ou incentivá-lo. Os poetas são muito corujas com seus filhos.

E agora, com o
PSQC nascido, parido e andando com suas pernas, fico bobo e lisonjeado em saber que o mesmo detém a atenção de algumas pessoas, amigas ou distantes, mas que sempre fazem um afago ao filho e ao criador, ora pelos comentários, ora pelo orkut, ou pessoalmente. E sabendo disso prometo mantê-lo, ter zelo por ele, postar continuamente, acabar com meus velhos textos (ainda tenho bastante coisa guardada) e o mais rápido possível escrever os novos, os de 2008, 2009, 2010... e finalmente publicar meus livros, em papel, lógico.

E para o ano de 2008 o
PSQC trará algumas novidades, serão criadas 5 novas seções (popularmente conhecidas como "marcadores"), estas serão: Cinefilia, Acordes, Literatos, Contos e Pensamento Solto.

Sim, terei o cúmulo do absurdo em me enveredar pelos mais diversos ramos das artes, da música ao cinema, passando pela literatura à ficção e filosofia. Tenho autoridade para tocar, falar, criticar, sugerir, amar, esculhambar, essas "coisas"? É lógico que não! E é exatamente por isso que irei fazê-lo. Tenho certeza que será um trabalho-diversão divertido. Conto com os olhos de vocês! Os marcadores
Tiros Poéticos, Palavras Vermelhas, Acad"i"mia e Bobagens, continuarão enquanto forem necessários, assim como tudo neste blog, incluindo seu pai-criador.

Como desejos e metas para este ano que se inicia também deixo registrado minha vontade em ter o modelo (configuração) do blog com uma cara mais personalizada, com a fisionomia que penso que ele deve ter, e isso obviamente ocorrerá quando eu souber o que é HTML (também conto com a ajuda dos queridos leitores nesta questão) ou quando tiver dinheiro para poder pagar algum designer.

Por fim deixo claro que o
PSQC é, e será, um espaço preponderantemente dedicado à poesia, mesmo com as muitas seções criadas e textos extra-poesia, mesmo nas resenhas e críticas, a poesia será o norteador das idéias. É tentador transformar o blog em um espaço para escrever sobre tudo (e isso é uma idéia realmente tentadora), para fazer dele uma agenda, um diário, escrever sobre o que aconteceu no dia, da topada na rua, no atraso do compromisso, da briga com a mãe, com a namorada. Existem muitos blogs com esse perfil, ótimos blogs, que juntam os acontecimentos do cotidiano com as crônicas dos jornais, fazendo disso textos interessantes, muitos e muitos blogs fazem isso, e com maior sucesso, lembro agora do blog do Bruno Medina (um dos músicos do Los Hermanos) e que é feito de pensamentos, cotidiano e crônicas. Tenho certeza que o blog dele, a vida dele, e as vidas cotidianas dos donos desses muitos blogs são muito mais interessantes que a minha vidinha ordinária e chata, de poeta pobre e que mora mal. Ser poeta na Zona Sul é bem diferente de ser poeta na Baixada (isso tá parecendo inveja... hum... hum... e é!).

De qualquer forma está decretado! Minha vida pessoal (sei que serei famoso) não interessa a ninguém, nem à Caras, à Contigo ou a vocês leitores (estou namorando e quero morar com ela logo, não contem para ninguém). Minhas poesias são o exemplo claro do que é a vida cotidiana urbana nessa época em que vivemos. E depois disso tudo despeço-me agradecendo todos os comentários feitos em 2007 e que eles tripliquem em 2008. Agradeço pela paciência dos velhos amigos e à generosidade dos novos.

Besos a todos.

9 comentários:

Lux (Lucia Helena Ramos) disse...

caraca! vc tava pior que o cachorro bêbado da foto! falou pra ca..ramba! hehe! e eu li! lógico! não poderia deixar de. E assim, para não decepcioná-lo e manter seu nível intelectual igual ao seu nível etílico - em alta, deixo meu comentário! Obrigado pela referência, mas eu fiz o meu blog para dar uma força pra vc fazer o seu.. e tb adorei o exercício... entao uma mão lavou a outra! e quanto ao design, acho que os melhores perfumes estão em frascos simples - o chanel nº 5 por exemplo...um vidrinho comum sem nenhum design especial, mas é um perfume que veste (que o diga Marilyn Monroe!). QUe sua poesia seja assim: preenchendo, ocupando, provocando, na simplicidade da palavra - nua, crua, entre lençóis de cetim vermelho! beijo!!

Lair disse...

Bem, como eu também gosto do seu blog, fiz uma coisa: coloquei o link dele no meu blog.
Não sei se as pessoas que me visitam têm também te visitado, mas torço para que eles assim estejam fazendo.
Um grande começo de ano para você e mais poesia!

Anônimo disse...

sobre a questão da bolsa da funarte lá no meu blog, devo dizer que ainda vejo esse tipo de iniciativa como uma oportunidade. claro que sempre depende do edital, mas ainda não vejo como algo "comercial". já passei por coisas tão piores e descaradas no jornalismo que, sei lá, ainda me resta um tico de esperança na literatura.

sim, vamos ler paulo coelho, vamos ver big brother, vamos esquecer essa cultura rotulista que mais emburrece do que acrescenta.

e não, não entendo o html, mas se um dia descobrir, te aviso. fico feliz por manter o blog, pela decisão de morar com sua garota e por ter te conhecido através da lucinha em nossa mútua paixão pela poesia.

um lindo ano!

Priscila Bispo disse...

Uma vez eu vi o José Mayer falando, em entrevista, pro Michel Melamed que sempre visita os mesmos autores. Eu compactuo com a mesma (boa) idéia, por isso, cá estou eu novamente!
;*

Anônimo disse...

Oi amigo!
Voce recebeu uma enxurrada de comentarios meus!
Foi uma tentativa de me redimir e tirar o atraso das minhas visitas ao seu PSQC.
Aceite a surpresa como um pedido de desculpas, ta?

Adorei a nova diversificaçao tematica do blog!
Bora falar de um monte de coisas mesmo.... ninguem é especialista, mas eh legal divagar e especular sobre as coisas...

Mas agora vc me dá licença, pq vou partir para as reclamações:
(nem sei se tenho direito, mas como aqui todo mundo fala o que quer...)
Primeiro vc tem que deixar de ser ridiculo e fazer doce!!! Que palhaçada é essa de ter grana pra pagar um designer??? Tá me estranhando? Me desconheceu? To achando que sim....
Pq vc nao mencionou... mas EU TAMBÉM coloquei pilha pra vc criar um blog!! (Lucinha, nao é nada pessoal hein!) E quando vc criou eu te disse que juntos poderiamos ir ajustando seu blog. Até o mauri se colocou a disposição!! Até parece que vc já nao tem uma capa para o Tiros Poeticos!!! Que historia é essa minha gente!....
No máximo.... a grana que vc tem que se preocupar é pra vir aqui me vistar!! Isso sim vc ta me devendo!

Outro reclamo é a ausencia do link de polenstudio no seu blog! Por que? o que a gente te fez de mal?
O seu link e o de nenhum outro amigo esta no nosso porque estamos preparando a versao 2.0 de polen. E assim que estiver pronto, vao estar todos lá, viu galera?

E fique sabendo que estou montando meu flickr de amigurumis e quero ver meu link nessa budega aqui também, viu?! Ora bolas...

Agora sim gente... falei! ufa!
:D hahaha

E sobre HTML, vc lida com ele o tempo todo quando vc ta editando seu blog e nem se dá conta!
Dá uma olhada no wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/HTML

O HTML é uma linguagem de texto criada para internet. Um tipo de norma internacional para sites.
É tipo quando a gente tinha que escrever nos computadores em linguagem DOS, lembra?
Só que agora a gente já tem ferramenta que faz e decifra tudo isso automaticamente, a gente nao precisa mais "saber escrever" em codigos. Digo "a gente" um usuario comum. Os programadores sim têm que saber disso.
Parece complicado mais dá uma lida lá no wiki que vc vai entender melhor.

Isso meu bem. Espero ter ajudado.

Beijos grandes para ti!
Vamos "bloguear" muito!!
E feliz 2008 pra nós!!!

Eliza

palavras sobre qualquer coisa disse...

Minha nossa! Caramba... quanto esporrro, rs! Bom, então vamos às explicações e desculpas:

Minha querida amiga Eliza, eu sei que você sempre deu a maior força para eu criar o blog e publicar minhas cositas, por sinal você e o Mauri. Só que depois que você foi embora eu fiquei bem desanimado e estava parado com meus textos. Citei a Lúcia porque ela estava me perturbando para eu fazer e eu acabei fazendo e estou bem feliz com ele, mas você estará presente em qualquer agradecimento que eu fizer, então vai: "O PSQC só existem porque Eliza Rizo existe e respira!".

É óbvio que sei que você e o Mauri fariam um layout bacana e que mexeriam no meu HTML, mas eu também sei que isso é trabalho e que vocês ganham a vida com isso, por isso meu desejo em pagá-los, e brevemente poderei fazê-lo. E outra coisa, a capa que você fez para o "Tiros Poéticos" é a coisa mais linda, só não sei se o exponho aqui no blog ou faço surpresa para quando lançar o livro.

A única "bronca" que não concordo é quanto ao "polenstudio" não estar entre meus favoritos. É só dar uma olhadela com mais calma no "Não saio de casa sem fuxicar..." que você vai encontrar o melhor site de programação visual do Brasil e do Chile.

Ufa! Fora isso, só as saudades de vocês dois. Estou adorando suas visitas constantes ao blog. E continuem acompanhando porque novos posts virão.

Besos.

Anônimo disse...

OI, Vinicius, acabo de passar aqui pela primeira vez e achei o maximo!

Parabéns pelas beliiissimas palavras que juntas compoem um texto sobrio, esperto e singelo, sem firulas..

passarei mais vezes...

BJs

P.S.: Ok, eu tenho um blog. O assunto? Casamento! hahahaha
Estou organizando o meu à distancia (moro em Angola) e aproveitei para dar o caminho das pedras para a mulherada.

O assunto nao te atrai, mas os acessos por la sao beem grandes.. noivas neuroooticas! heheheh

É isso, blog é assim. Serve para tudo nesse mundo!

palavras sobre qualquer coisa disse...

Olá Carol, que boa surpresa ver seu comentário aqui. Fico muito feliz de você ter gostado do blog e pelo elogios ao meu texto. Realmente, não sou muito chegado a floreios e rebuscamento, acho que a beleza pode ser representada por palavras diretas, retas, simples e encaixadas. João Cabral de Mello Neto também acha. Só falta uns 50 anos a mais de estudos e muita literatura para chegar aos pés dele, rs.

Outra coisa que achei muito interessante é o fato de você morar em Angola, o PSQC está ficando internacional. De vez em quando escreva algo daí, coisas interessantes e que não conhecemos...

A última coisinha... como você descobriu meu blog? E isso já é curiosidade de pai coruja. Espero que continue visitando-o e espero sempre corresponder ao bom gosto de meus leitores.

Besos.

Lux (Lucia Helena Ramos) disse...

ehehe! que esporro e desabafo da Eliza, heim Vini?!
então, esclarecendo: Elizinha, eu só continuei o seu serviço, com a sua ida para o Chile, continuei enchendo o saquinho do nosso amigo Vinicius! Porque ele é talentoso e ficava de frescurinha... hehe! e vc sempre deu força para ele falar as poesias e publica-las! tipo corrida de bastão, saca? estamos quase chegando... força e fé, vinicius! beijocas, ciumentos! ;P

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!