(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

casulo

Não tenho mais casa. Minha casa é meu corpo. Não há mais terra. Nem chão. Meu casulo é minha alma perdida, em transição. Não sei mais onde estou e para onde o nariz aponta. Aponto o nariz para qualquer lugar. Para algum lugar. Não tem mais casa, nem quarto, nem colchão. E não há muitas pessoas em quem confiar. Confiança é artigo raro hoje em dia. Confio no vento. Nos sussurros mudos dos autênticos amigos. No sorriso da criança. No abraço apertado, bem apertado. No beijo de olhos fechados. No aperto de mão firme e confiante. Do olho no olho demorado, profundo. Confio na saudade que faz o coração apertar. Na intuição cada vez mais presente. Na sensação de que, às vezes, as coisas erradas se mostram por si só. É só estar atento para percebê-las e enfrentar. Não tenho mais casa. Meu espírito corre solto, um tanto confuso, esbarrando entre os inimigos para se encontrar. Não tem mais casa, mas tem fortaleza. Tem a força brava da certeza, da justiça e da bondade. A firmeza que a todo momento a verdade estará lá. De vez em quando escondida. Nos preâmbulos. Nos vãos. Nos cantos escuros. Mas ela não tarda a se mostrar, ah não. Não tem mais casa. Tem castelo. Com paredes fortes. Tropa agrupada. E vai ser difícil, bem difícil, a maldade entrar, ah vai!


(para Theo)


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

4 comentários:

Fessora disse...

Eu te dou abrigo, meu bem...

Cássia Novello disse...

Parabéns, lindo texto! Por coincidência uma das minhas músicas favoritas no momento chama-se casulo.
E eu particularmente adoro essas "coincidências" da vida... :)

Abraços

palavras sobre qualquer coisa disse...

Meninas, fico extremamente lisonjeado pelos comentários. Obrigado.

Lara, não vou dizer "isso passa". Mas posso dizer para você ao menos se apegar ao que você ama. Mesmo que sejam poucas coisas, ou pequenas coisas. Tente canalizar sua tristeza e melancolia na arte, por exemplo.

No meu caso, quando estou triste, vou pra frente do computador ou do papel em branco, e escrevo. Às vezes pode sair coisa boa, às vezes não. E não precisa ser só literatura. Pode ser qualquer outra coisa. Já tentou?

Tenho alguns textos super fofos e otimistas mas que foram feitos em meio a uma tristeza danada. A arte me mantém vivo, essa é a verdade. E isso não é balela de poeta não, é fato.

Bom... melhoras pra você.

Besos.

theo disse...

Alma e coração leves pra poder o vento levar, amigo.

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!