(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Olimpíadas - Rio 2016! Eu sou... contra!



Sim, pode parecer um contrassenso não desejar um evento tão grandioso para nossa cidade e país, mas neste caso meu pessimismo e percepção de realidade mostram algo que não gostaria de sentir e pensar, porém afirmo: SOU CONTRA A REALIZAÇÃO DAS OLIMPIADAS DE 2016 NO RIO DE JANEIRO!

Sou um aficcionado por esportes. Por quase todos eles. Sou daqueles que não perde o futebol televisivo de quartas e domingos. Que quando escolhe a primeira ou segunda página da internet, ela certamente é uma página esportiva. Na verdade acho que um de meus sonhos sempre foi ser um atleta profissional. Não fui por causa da minha altura e provavelmente do meu não-talento, mas sempre pratiquei esportes. Natação, judô, futebol, voleibol, corridas e caminhadas. Minha adolescência foi recheada de amigos, acampamentos e práticas esportivas. Era um bom jogador de volei, habilidoso levantador, mas minha altura não me permitiu vôos mais altos, literalmente. Além disso sempre fui muito focado em minhas escolhas profissionais presentes e futuras. Sempre flertei com os estudos e leituras que tomariam quase todo o tempo de minha vida, como tomam até hoje. Mas sou um apaixonado por esportes. Nunca joguei tênis em minha vida, mas posso ficar horas assistindo jogos seguidos dessa modalidade, inclusive descrevendo regras e nomes de jogadas, que acabo explicando para minha noiva que é formada em... educação física!

Sempre imaginei e vicejei a realização de grandes eventos esportivos em nosso país. Porém um grande desencantamento tomou-me de assalto após um grande evento esportivo realizado na cidade do Rio de Janeiro, o Pan 2007. Este evento minou todas as minhas esperanças de que algo poderia mudar na cidade do Rio ou em nosso estado, após um evento grandioso, transnacional, internacional. Decepção, infelizmente.

Já tinhamos provas de que é possível controlar nossa violência descontrolada por curtos e específicos espaços de tempo. A ECO 92, realizada também no Rio de Janeiro, foi uma prova dessa capacidade. A utilização das forças armadas gerou até uma demanda popular para que a segurança do estado permanecesse com os homens verde-oliva.

E mais uma vez a violência deu uma "trégua" durante o Panamericano de 2007 (será que nossa mídia não ajudou um pouquinho também...). Porém as principais motivações levantadas, apontadas e comemoradas pela mídia e principalmente pelos governantes e políticos eram as melhorias que seriam implementadas na cidade e na região metropolitana devido à realização dos jogos em solo fluminense. Milhões foram gastos. Estádio, centro de esportes aquáticos, pista de ciclismo ultra-moderna, reformas na marina da Glória, na Barra da Tijuca. Na Barra da Tijuca?!?!?! Sim, enfim... esquema de transportes, de segurança, tudo isso e um enorme dividendo político. Quem não queria sua boquinha. O prefeito-do-casaco, o quase eterno da cidade do Rio de Janeiro fez de tudo pelos jogos. Aí vem no pacote toda a turma dos asseclas do prefeito, do governador. Vêm os vereadores, os deputados estaduais, federais, o presidente da República.

E dois anos depois vemos tudo se repetir. Vemos o prefeito, o governador e o presidente como amigos íntimos. Pedindo animação para a população, pedindo votos para o COI. O governador deu até ponto facultativo no dia que será revelada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Pelé está nessa, como sempre, como em todas, desde a ditadura... tudo bem, ele é o rei de direito, talvez o único em toda nossa história.

Mas vamos ao panorama cotidiano: O prefeito e sua choque de ordem. Sobre quem? Sobre pobres, camelôs, moradores sem-teto, moradores de rua, os muros em favelas. Choque de ordem sobre os motoristas, através da fábrica de multas municipal... Para quem? A elite da zona sul carioca. Nada de anormal. O governador? Nosso governador gosta de mandar bater em professores, dar aumentos com prazo de 7 anos, piorar a qualidade de vida dos moradores da região metropolitana acabando com, no mínimo, 740 vans e tirando emprego desses motoristas, apesar de ser necessária uma regulamentação. Nosso presidente parece estar em eterna campanha, e está mesmo, pois Dona Dilma tem que vir forte para o ano que vem.

E o que restou do Pan 2007? Nada! Absolutamente nada! Temos um estádio olímpico lindo, sub-utilizado pelo Botafogo (meu clube de coração), e que também seria mal utilizado pelos nossos outros "organizados" clubes cariocas. Temos o centro de esportes aquáticos quase parado. O equipamento para o ciclismo largado. O transporte, como vai? O lixo de sempre, cada vez pior. A segurança pública? Bom, é melhor parar por aqui.

Estou cansado de ser feito de otário, de babaca. De ser humilhado pelo estado. De ficar com medo de tomar quinhentas multas por dia nas ruas do Rio. De andar com medo em qualquer hora do dia. De rezar para ter dinheiro para poder pagar o plano de saúde, não somente o meu, mas o de toda minha família. Chega! Temos que parar com os ufanismos, com os bordões de "agora vai dar". Desse jeito não vai dar. Nunca deu. Só vai melhorar quando cobrarmos de verdade. Quando pararmos de eleger essa corja, como sempre elegemos, sempre. De pararmos de enriquecer Odebrecht's , Andrade Gutirrez's, sem saber nada sobre essas licitações. Vide a nossa famigerada Cidade da Música, ex-Roberto Marinho.


A população de Chicago está correta. Eles também sabem que esses jogos só servem para alguns ganharem dinheiro, e esses "alguns" não são a população em geral, os pobres. Eles sabem. Eles foram governados pelo Bush. Foram e estão sendo roubados pelos ex-ricos bancos americanos, com a plaquinha do governo americano e uma foto de Obama dizendo "I'm sorry".

Temos muita boca para alimentar. Muita favela para asfaltar. Muitos alunos para aulas decentes dar. Muita arma para proibir entrar. Muito político para mandar se ferrar...

E se você acha que as coisas vão melhorar com a Copa do Mundo, com as Olimpíadas, sinto muito! Tá na hora de olhar pra trás e acordar. Estou fechado com o pessoal de Chicago. Mudo somente o meu voto:

!Viva Madrid 2016!

!Olé!


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

22 comentários:

Anônimo disse...

meu NICK online costuma ser Paulina...coloco anônimo pois facilita... SOU ABSOLUTAMENTE CONTRA CONTRARIA ...À REALIZAÇÃO DAS OLIMPÍADAS NEM LI AINDA SEU ARTIGO...VOU LER AGORA...MAS ESTAVA PROCURANDO QUEM FOSSE C-O-N-T-R-A ...vou ler com calma e farei um comentário MAIS VALIOSO...ONTEM TENTEI UN "FALE CONOSCO COM O COMITÉ" ...TÁ TODO MUNDO CEGO ????? SERÁ??? O ESTÁ INCHADO CAÓTICO ...NUMA DECADÊNCIA DESENFREADA...e as pessoas pensam em OBA OBA...mas não é só você nem EU TEM UM MONTE DE GENTE...só que não se consegue manifestar,,,só consegue quem é a favor... a mídia dá um jeito de calar a boca dos CONTRA...bom...leio teus argumentos depois comento mais...

palavras sobre qualquer coisa disse...

OK, Paulina. Aguardo tuas colocações.


Besos.

Anônimo disse...

QUEM FOR CONTRA DEVE ASSINAR A PETIÇÃO ONLINE VAI DAR DIRETAMENTE NO COI :

http://www.PetitionOnline.com/jorj2016/

Anônimo disse...

QUEM FOR CONTRA DEVE ASSINAR A PETIÇÃO ONLINE VAI DAR DIRETAMENTE NO COI :

http://www.PetitionOnline.com/jorj2016/

Priscila Bispo - disse...

fofolete, tem outro detalhe: já pensou que o preço dos ingressos - muito provavelmente - não será nada acessível para a maioria das pessoas que moram por aqui?

Descô André disse...

Rio 2016 - SOU CONTRA. Os hospitais públicos do RJ estão uma vergonha, sem falar na rede pública de ensino e a segurança, existem muitas prioridades para serem investidas os recursos financeiros, e a Cidade da Música???!!!

palavras sobre qualquer coisa disse...

Euforia pra uns, preocupação e desconfiança pra outros. Os dias que antecedem o anúncio da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 não são vividos da mesma maneira pelos cariocas. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Governo do Estado, 85% dos moradores estão a favor da realização da maior festa esportiva do planeta no Rio de Janeiro, porém, há quem discorde. Os argumentos da "oposição" são diversos: falta de segurança, carência no setor de transporte e hotelaria e falta de credibilidade dos órgãos públicos.


Um dos que criticam a campanha pelo Rio 2016 abertamente é o advogado Alberto Murray, membro do Comitê Olímpico Brasileiro de 1996 a 2008 e neto de Sylvio Magalhães Padilha, ex-presidente da entidade entre 1963 a 1990. Ele afirmou ter enviado e-mails para integrantes do COI chamando atenção para problemas que considera determinantes e que impossibilitam o êxito da Olimpíada na capital fluminense.

"Acho que tanto Chicago, Madri e Tóquio podem realizar excelentes Jogos, mas não tenho preferência por nenhuma das três. São cidades que têm infraestrutura urbana e esportiva. A cidade do Rio de Janeiro está suja, maltratada, violenta, com rede hospitalar de péssima qualidade e escolas em terríveis condições", afirmou.

Desta forma, para Murray, o Rio não tem chances nesta sexta-feira. O advogado acredita que o COI usará como parâmetro negativo a realização do Pan-Americanos de 2007. "A imagem do COI sairá manchada se derem os Jogos ao Rio. Eles têm consciência das mazelas sociais e políticas do Brasil e viram como foi o Pan-Americano. Sabem que colocar os Jogos em qualquer cidade do País é correr risco de incorrer em superfaturamento, atrasos de obras e outros problemas", disse.

Na opinião de Murray, o Brasil tem outras prioridades no momento e não estará pronto para receber grande quantidade de turistas em 2016. "Enquanto houver gente pobre morrendo nas filas dos hospitais por falta de atendimento e não houver escolas e esportes para todos, eu não embarco nesse ufanismo insano de que a Olimpíada é a solução para os problemas do Rio", disse o advogado, que atualmente mora em São Paulo.

A dona de casa Bianca Gonçalves Borelli acredita que existem problemas mais urgentes na lista de prioridades do município do que investimentos para os Jogos Olímpicos. "Os hospitais públicos estão uma vergonha. Se coisas básicas como a saúde fossem resolvidas, eu até apoiaria mas enquanto isso não acontece eu não concordo com todo esse gasto", afirmou.

Silvana Castro, profissional liberal, diz: "não vai ter nenhuma melhoria. Pode ganhar, pode não ganhar, que vai ficar tudo a mesma coisa. Eu preferia que o dinheiro fosse investido em saúde. Não existe um hospital público decente aqui no Rio. Tivemos o Pan e nada mudou. Não houve melhorias no sistema de transportes, na saúde, em nada".

Especial para Terra

http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI4013190-EI1894,00-Exmembro+do+COB+diz+que+Rio+nao+tem+chance+de+receber+Jogos.html

palavras sobre qualquer coisa disse...

Já votei no site indicado acima.

Anônimo disse...

Também sou contra. Enquanto bilhões e bilhões serão aplicados na cidade maravilhosa, o Vale do Jequitinhonha, no sudeste brasileiro, carece de investimentos que garatam o minimo existêncial e a sobrevivência com dignidade de mais de 1 milhão de brasileiros. O Vale do Jequitinhonha que é muito bem lembrado pelo presidente Lula nas suas campanhas eleitorais, onde se dispensada mais de 2 minutos da propaganda eleitoral gratuita tercendo mentiras ao Jequitinhonha.

É POR ISTO QUE O PAÍS NÃO CONSEGUE SE DESENVOLVER, POR QUE SE NEGA A SI MESMO E A SUA HISTÓRIA. O VALE DO JEQUITINHONHA financiou a Revolução Industrial com seus diamantes e pedras preciosas e hoje padece sob a inércia e omissividade estatal.

Lara Cervasio disse...

Vou ler, mas me limito a comentar somente neste, com essas palavras.
"Eu sei que me custa caro pensar demais."
"Sem alarde me recolho. Escolho me calar."

Anônimo disse...

Enquanto o Brasil tiver favelas e pessoas morrendo de fome e frio, não deve gastar um centavo sequer com Copas ou Olímpiadas.

Anônimo disse...

Anônonimo, tem certeza?
Então essas pessoas que moam em favelas não têm direito de ir aos jogos Olímpicos, se encantar com o esporte, aproveitar e arrumar um emprego que vão surgir??? Que coisa. Jurava que os pobres (me incluo nessa clace) tinha direito de felicidade também. Mas...

palavras sobre qualquer coisa disse...

Eu acho que os pobres, favelados e afins TÊM A OBRIGAÇÃO de serem felizes, irem à Copa do Mundo e às Olimipíadas. Mas lembrando o que minha amiga Pri disse logo acima...

Quanto vocês acham que irão custar os ingressos desses eventos? Ou vocês acham que os organizadores são bonzinhos e vão dar muitos ingressos para a população? Quem vai assistir aos Jogos, os turistas do mundo e da América do Sul ou o pessoal da favela e da Baixada Fluminense? Quem serão os privilegiados?

Acho que o índice de venda televisores nessa época será record. Pelo menos é mais uma parte da economia será aquecida. O Ricardo Eletro e afins irão amar as Olimpíadas.

Como sou um rapaz ingênuo, não irei responder às perguntas propostas acima, somente as deixo ao léu.

Besos olímpicos.

Lara Cervasio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
palavras sobre qualquer coisa disse...

Pô Lara, eu fui na Sapucaí esse ano. E não vi quase nenhum pobre por lá. Sabe onde tem pobre? Desfilando. Porque conseguem fantasia pela escola, por fazerem parte da comunidade. O resto dos pobres que vão para a Sapucaí pagam o ingresso de R$ 10 reais, pode ter certeza. Quem vai para a Sapucaí é gringo e classe média. Eu fui em dia e pagando o ingresso menos caro entre os mais caros. Procure nos posts "eu, o carnaval e a identidade nacional, 1 e 2", estão no PSQC.

Mas acho que nossa discussão não é pautada em pobreza ou riqueza. Na verdade se trata do merecimento em se ter uma Olimpiada em uma cidade brasileira.

Não sou menos brasileiro ou patriota que você por criticar e achar que essas Olimpíadas podem ser um elefante branco 10 vezes maior do que foi o Pan 2007. E sabe quem paga a conta? Nós!

Lembra do Pan 2007? Lembra de quantas promessas foram feitas de que o transporte seria melhor e a segurança também? Sabe quantas foram cumpridas? NENHUMA!

Minhas críticas são pautadas em fatos reais, em nosso passado nefasto em relação ao dinheiro público (que não vêm dos ricos e sim dos pobres).

Não sou menos brasileiro que você por criticar a realização de uma Olímpiada no Rio. Mas acho que podemos gastar 29 bilhões de reais para o bem público independente de trazer ou não os jogos olímpicos para cá.

Lara, pode ter certeza que algumas pessoas ficarão muito ricas com esse jogos, e pode também ter a certeza que elas não serão nem eu, nem você e nenhum outro trabalhador que você conheça.

Mas continuo adorando o debate.

Besos.

Lara Cervasio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
palavras sobre qualquer coisa disse...

Pois é Lara, eu tenho uma visão crítica dos jogos. Mas no final foi inevitável, estava torcendo para Rio, de cór (coração).

E como não tem jeito, o Rio vai sediar as Olimpíadas, torço muito, mas muito mesmo para que tudo dê certo. E que parem de nos roubar e prometerem e não cumprirem, porque nossa cidade e estado andam cada vez piores.

Mas vou torcer pelo Brasil, pelos nossos atletas e vou tentar ir à maior quantidade de competições possíveis.

Besos.

Lara Cervasio disse...

Só pra dizer que irei apaguar todos meus comentários.
Não gostei de tudo que disse.

palavras sobre qualquer coisa disse...

Lara, vou te pedir que por favor não apague os comentários. Se não perderemos toda a discussão do post, que acho importante e fundamental, senão não teria um blog. O espaço não é somente para receber elogios, mas também é para suscitar discussões e discordâncias, e isso não é ruim, muito pelo contrário, é bom, é ótimo.

Se você apagar seus comentários, tudo o que eu escrevi no debate perderá o sentido e a razão. Sua ação vai influenciar diretamente a minha. Portanto haverá influência na concepção do blog como espaço de oposição de ideias, oposição essa obviamente com cordialidade, como sempre foi no PSQC e ainda é.

Se você apagar os comentários do post das Olimpíadas passarei a moderar os comentários e não permitirei mais suas postagens.

Besos.

Anônimo disse...

Empregos temporários serão gerados, muitos. A cidade maravilhosa será maravilhosa durante determinado tempo dos Jogos Olimpicos, mas não vai passar disso.

Apenas um investimento para o tal momento. Para a população resta...?

lucasapd@gmail.com

Anônimo disse...

é lucas...resta pão e circo para nós!

palavras sobre qualquer coisa disse...

O engraçado que a situação crítica dos trens urbanos acontece praticamente 1 semana após o anúncio do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas...

Estou preparando um artigo especial para essa situação que infelizmente conheço tão bem.

Besos amigos.

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!