(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

domingo, 17 de agosto de 2008

Com a cabeça fora do lugar

A prova de que o post OBSERVAÇÃO 2 é pertinente foi o resultado da ginástica brasileira nas Olimpíadas de Pequim. Não, não sou daqueles que torcem contra. Torço pelo Brasil, torço por todos os atletas brasileiros, torço pela Jade, e pelos esportes que desconheço regras e técnicas.

Mas algo ficou claríssimo nestes Jogos, pelo menos para mim: O esporte não é só preparação física! Quando nossos dirigentes e COB irão perceber que a preparação psicológica é tão ou mais importante que o próprio preparo físico e técnico.

Ou alguém acha que a Jade ou o Diego não estavam preparados nos aspectos físicos ou técnicos? Nossos atletas NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA A PRESSÃO, PARA SEREM FAVORITOS. Observo atletas pedindo desculpas quando perdem.

Será que não há ninguém em alguma comissão técnica que possa dizer para os atletas: VOCÊS NÃO SÃO O BRASIL!!! Vocês simplesmente "representam" uma bandeira, cores. Vocês possuem torcedores e só. As vitórias são individuais e a maior prova disso é o Michael Phelps.

Ele não nadou pelos EUA, ele nadou por ele. Porque foi ele quem treinou, se esforçou e foi ELE quem assumiu a condição de favorito. Phelps tinha a absoluta certeza de que era o melhor, e foi o melhor. Também tenho a absoluta certeza que ele e o seu país possuem o orgulho mútuo de um representar o outro.

Parece que é este o "fator" que falta aos nossos atletas. Nosso país, o Brasil, não oferece condições dignas para os atletas olímpicos se desenvolverem. O César Cielo treinou sabem onde? Nos EUA! E esta "desvantagem" em relação aos outros países poderia ser utilizada a favor de nossos atletas, da seguinte maneira: "Não tenho nem 1% das condições de um Phelps ou de qualquer outro atleta de um país desenvolvido, por isso... sou muito melhor do que eles, por estar aqui, e irei ganhar essa prova". Estou falando de atletas de alto nível, como nos esportes que temos alguma tradição, como o judô, o volei, o futebol, e um pouco menos a natação e agora a ginástica.

Por incrível que pareça o único esporte que parece não sentir muito isso é a seleção de futebol. Talvez pela nossa tradição e títulos, e pela pressão permanente que nossa seleção recebe. Os jogadores parecem saber internalizar o favoritismo, mas... NUNCA GANHAMOS A MEDALHA DE OURO NO FUTEBOL!

Eu torço, juro que torço. E acho que o Brasil irá ainda avançar muito no esporte de alto rendimento, e, espero, nos esportes individuais (esses sim ganham muitas medalhas). Mas infelizmente estamos a anos-luz de ser uma potência olímpica, e nossos principais problemas começam pela "cabeça".

Temos que, ainda, perder o complexo de vira-latas, como bradou Nelson Rodrigues em um dia triste de 1950.

Sociólogos, antropólogos e, principalmente, psicólogos, uni-vos!

Besos.
Postar um comentário

Deixe seu email para que você possa receber as novidades e promoções do PSQC!

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

Google+ Followers

As mais lidas!