(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pra sonhar e cantar, por André Jamaica

"Nasci pra sonhar e cantar". Este me seria um epitáfio perfeito. Pra quem não ligou nome à pessoa, epitáfio é aquela frase escrita no túmulo e que, geralmente, resume o que foi a vida do defunto.

Canto desde criança e isso não quer dizer que eu cantava bem. Não nasci cantor. Não fui aquela criança afinadíssima que poderia tentar uma vaga no coro dos Meninos Cantores de Petrópolis ou no programa de calouros mirins do Raul Gil. Eu era, sim, uma criança cara de pau! Com seis anos cantei na escola a música "Sonhos" do Peninha, sucesso nos meados da década de 70. Eu me diverti. Não posso dizer o mesmo de quem ouviu. Meu pai criava porcos e galinhas e eu, moleque, gostava de subir num pé de jenipapo e gastava ali um bom tempo cantando pra eles. Hoje sei que não tornei a vida daqueles bichos nada fácil.

Me tornei cantor por insistência, por teimosia e também por destino. Eu já estava em sala de aula travestido de professor de História quando a música resolveu me dar uma chance. Me agarrei a ela e larguei tudo. Fui encarar a noite, o barzinho, o público. Eu e meu companheiro violão. A cada música que cantava, em cada bar que trabalhei, tinha a certeza que desenvolvia ali o meu ofício, o ofício de cantar.Certa feita, depois de uma noite de trabalho, um cliente me abordou dizendo: "Estou com problemas sérios mas te ouvir cantar me fez esquecê- los por algumas horas, obrigado por isso". Gelei. Não tinha noção do tamanho da responsabilidade do meu ofício. Aprendi.

Mas a redenção do moleque que atormentava porcos e galinhas com sua voz chinfrim chegaria anos mais tarde. Parte relevante da história da música brasileira passa pelo auditório da Rádio Nacional. Por ali, nas décadas de 40 e 50 passaram os maiores cantores e cantoras do país, algumas das maiores vozes brasileiras em todos os tempos. Cantar naquele auditório equivale a um jogador de futebol jogar no Maracanã. Coisa de sonho.

E lá estava eu, no dia 23 de outubro de 2008 acompanhado pelo grupo Mulato Velho, no programa Dorina.com, cantando na Rádio Nacional. Confesso que chorei muito emocionado por estar ali. Não que eu achasse que tinha, e não tinha e não tenho, a qualidade e a importância das estrelas que ali passaram mas, estar ali fazia de mim um companheiro de profissão de Marlene, Emilinha, Cauby, Francisco Alves, Orlando Silva. Nunca, em nenhum lugar, em nenhum palco, eu me senti tão cantor.

Me exponho a tanta emoção porque... "Nasci pra sonhar e cantar".   




Músico e Historiador, André Jamaica trabalhou como professor de História em pré- vestibulares comunitários e começou sua carreira musical fazendo voz e violão em bares da Baixada Fluminense. Com a banda Caô de Raiz, vencedora dos prêmios de Melhor Banda e Melhor Música do Festival Som da UFF, gravou seu primeiro cd. Hoje André Jamaica é um cantor de samba requisitado nas rodas do Rio e lançou em 2014 o cd Fuzuê, com o grupo Sambalangandã, do qual é vocalista.





Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

3 comentários:

Unknown disse...

Que espetáculo de texto!!! Parabéns Jamaica!!! Sou tua fã!

Mary Island disse...

Lindo texto e vida linda, beijos.

Luiz Vaz disse...

Bonito, sincero, singelo, parabenzão.

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!