Obrigado Eleições 2014!
Obrigado por nos mostrar que existe, sim, luta de classes neste país. Que a estratificação social por renda, escolaridade, profissão, território, idade e cor da pele pode ser refletida na escolha eleitoral e nas propostas de diferentes partidos.
Obrigado por trazer de volta uma polarização explícita da política brasileira, onde o muro ficou bem estreitinho e difícil de ficar em cima.
Obrigado por colocar a política como tema principal do país, seja nas redes sociais, nos jornais, nos botecos e nas reuniões familiares. Isto é de um avanço sem precedentes em nossa História.
Obrigado por desvelar o rosto do ódio, este representado pelo fascismo, pela intolerância, racismo, xenofobia, homofobia, e por outras tantas fobias. Por desmascarar uma boa parte da população que se diz "democrática" mas que na verdade só quer admitir a existência de quem pensa igual a seus mesmos valores e opiniões. Ao outro? A aniquilação.
Obrigado por revelar que entre amigos e familiares que nos beijam, abraçam e apertam nossas mãos cotidianamente há visões de mundo antagônicas às nossas, e que nem por isso os mesmos devem deixar de ser amados, porém indica que devemos estar sempre atentos e vigilantes também aos nossos próximos. Que devemos estar vigilantes a nós mesmos, sempre.
Obrigado por apontar quem deve estar definitivamente excluído de nossas vidas virtuais e reais.
Obrigado por trazer um pouco do futebol para a política e nos fazer esquecer um pouquinho o... futebol.
Obrigado por publicizar como pensa nossa classe médica.
Obrigado por confirmar como pensam nossos policiais e militares.
Obrigado por explicitar que existe uma classe média que ainda não consegue enxergar nas camadas mais pobres a irmandade que nos faz efetivamente brasileiros, todos.
Obrigado por esclarecer que boa parte da militância de partidos que outrora eram de esquerda, e que hoje mal sabemos o "lado", tem uma imensa dificuldade em receber críticas e realizar auto-avaliação.
Obrigado por ser um efeito, sim, das Manifestações de 2013, tão criticadas neste processo de 2014. Se temos uma re-politização abrangente da sociedade brasileira, devemos agradecer às milhões de pessoas que foram às ruas em Junho de 2013.
Obrigado pode deixar mais do que evidente o caráter anti-democrático de uma parte da mídia nacional.
Obrigado por não restar dúvidas da necessidade de uma Reforma Política no Brasil.
Obrigado!
Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF e atualmente é professor titular em sociologia do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.
Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário