Dia 29 de Abril de 2015 foi um dia extremamente difícil para mim, assim como já havia sido o dia que soube do assassinato do menino Eduardo de Jesus aos 10 anos de idade. Difícil por ver se repetir a extrema violência e brutalidade contra... professores. Sim, professores.
No dia 29 de Abril de 2015 professores do Estado do Paraná foram brutalmente atacados pela PM do Estado por ordens do governador e do secretário de segurança. Assim também como ocorrido no Rio de Janeiro no ano de 2013.
No dia seguinte, dia 30/04 (pré dia dos Trabalhadores), tinha que ir trabalhar, e fui. Fui pela obrigação laboral, porém também fui com o desejo de poder externalizar toda minha revolta contra a Pátria Educadora que espanca professores. E para minha alegria pude ver e perceber que ainda há um fio de esperança, uma luz que nós professores perseguimos abnegadamente todos os dias, que é a esperança do futuro refletida em nossos alunos, no futuro que virá.
E para minha extrema emoção e felicidade os alunos e professores do Colégio Pedro II Unidade Tijuca II decidiram dar uma resposta à sociedade sobre o que pensamos acerca do ocorrido no Paraná.
#somostodosprofessores
#todoapoioaosprofessoresdoparana
#pelofimdaviolênciacontraprofessores
#queosresponsaveissejampunidos
#pedroIIjuntocomosprofessoresdoparana
Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.
Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário