(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

LIVRE | FEIRA

Um pacote vazio deixado sob a tábua da barraca / Caixas de madeira vagabunda que carregam as cores e cheiros ainda vivos / As frutas / O céu azul e os raios de sol que furam / as já furadas / lonas azuis dos seus corredores estreitos / O calor que escorre dos corpos suados dos seres que parecem / em transe / Descarregar suas falas de sedução mercadológica / O controle quase histérico dos indivíduos que habitam este encontro socialmente organizado /

/ Feira /


A Feira é uma desorganização controlada / onde temos inúmeras possibilidades de improvisos sociais e individuais / É um encontro social onde podemos observar / analisar / delimitar / as dinâmicas de determinadas regiões / localidades / populações / Ela não pode ser analisada como um ser único / Uniforme / Em cada um desses "encontros" haverá uma particularidade e uma organicidade própria / Deve ser enxergada como o espaço onde diferenças e semelhanças irão criar um ambiente único / particular / Onde as ações dos diversos atores sociais irão gerar uma complexidade de conflitos / interesses / harmonias / É neste turbilhão de emoções / que reside toda a sua beleza / A poesia / as tristezas / as alegrias / as falas / os discursos / todos são os aperitivos para a sua salada humana /

/ Ouço /


Ouço / Os sons das palavras da Feira / que ecoam pelos ouvidos / Pare / Perceba: / "Pode chegar freguesa!" / "Pode vir e comprar!" / "Tem carré?" / "A mandioca é manteiga dona!" / "Posso provar?" / "Moça bonita não paga mas também não leva!" / "Mata o rato... seca o rato" / "Posso dar uma pegadinha" / "Claro Dona! Tá fresquinho" / "Nossa tá tão vermelhinho!" / "O morango chegou hoje!" / "Pastel e caldo-de-cana!" / "Superpromoção" / "Leva dois paga 1 real" / "Um paga cinqüenta centavo" / "Tem Namorado?" / "Ih! Tá fedendo!" / "Corre! É os homi!" /

/ Sim /


Sim / Antes da revolução industrial / Antes do capitalismo / Antes da bolsa de valores / Sim / Existia / Lá estava ela / O escambo humano / A Feira não vende somente produtos / Vende / Troca / Empresta emoções / Vende a uva triste / Vende a maminha chorosa / Compra a pamonha feliz / A Feira é o circo do cotidiano / A criança compra o brinquedo de madeira / A madame troca informações com a vizinha / O feirante alimenta seus filhos / Os meninos se oferecem para carregar as sacolas / As sacolas de papelão / O cheiro forte da barraca do peixe / A xepa da Feira / Os mendigos / E pobres / Rivalizando seus olhares de fome / Pelo resto / Pela sobra / O picadeiro com seus palhaços / Que trocam sempre de lugar e de papéis / A Feira é a fuga do controle / mesmo sendo controlada / Onde os humanos são mais humanos / Nas suas humanidades / E desumanidades / A Feira não tem / Ponto / Nem vírgula /

/ Lembro /


Lembro / A Feira é o local onde / os filhos / podem se lembrar / dos passeios com seus pais / com os avós / É o local onde / os filhos / também podem ser lembrados / A Feira é o lugar onde o sorriso pode ser solto / E a gargalhada extravasada / Lembro / Até semana que vem / Sim / Nos encontraremos / Sempre / Mais uma vez / Na Feira /


LIVRE / FEIRA

[texto editado no projeto final de Eliza na graduação em Desenho Industrial/Programação Visual da Escola de Belas Artes da UFRJ, projeto este que se transformou no lindo livro de fotos intitulado Feira Livre de Eliza Rizo]




Creative Commons License


Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.


6 comentários:

Priscila Bispo disse...

Lembro do dia da apresentação da Eliza...Saudades dela, saudades de ti!
;D

Lux (Lucia Helena Ramos) disse...

e pq ela ainda nao leu isso aqui? cade eliza? eliza, cambio? cade o video? podia ter inscrito ele em festivais de curta - é lindo! e o livro podia estar publicado! tão lindo trabalho! e o texto idem! bj!

Anônimo disse...

Oi pessoas!
To aqui!!!
To longe, to meio relapsa, mas to aqui!!!
O vídeo da feira tem um monte de problema de ediçao...e tenho muitas criticas em relacao a ele também.
O livro poderia ter sido publicado mesmo, mas nao foi.
Nao foi a hora, nao era pra ser, era pra ser e nao foi.
Nao sei. Só sei que nao foi.
Mas o papel mais importante pelo qual ele foi concebido ele cumpriu: uma homenagem ao meu pai.
Ele mudou o curso da minha historia familiar. E isso eh o que o mais me importa.
O mais legal é que vc Vinicius, tem parte importantíssima nisso. Foi meu cúmplice na hora das fotografias e de transformar meu sonho em realidade de palavras.
Sabe que no meu currículum seu nome entra com toda pompa e majestade como um dos autores do livro? (Somos uns Zés Ninguéns, mas nessas horas somos importantes, né?)
A lucinha deu o apoio logistico e moral fundamentais.
Com a Pri foi o inicio de uma bela amizade!
Lembro que eu estava muito nervosa. E ao final de tudo de verdade sentia que flutuava...

Pode ser que algum dia o livro seja editado, numa versao mais atualizada, nao sei. Quem sabe?
Acho que só ele mesmo poderá me responder.

Anônimo disse...

Ah!
Esqueci de agradecer pela segunda homenagem!
Gracias Vi!!!

AnaCris Muniz disse...

Vini, mais uma vez apareço por aqui e fico também fuxicando seu blog... eu estava procurando "O Gato" e "A guarda do anjo", mas encontrei "A Feira" e parei nela...! Chamou minha atenção em um primeiro momento porque sempre fui amante fiel da feira e das cores da feira... é uma das necessidades domésticas que me dá mais prazer realizar! E, na medida em que fui lendo, vc falou das lembranças da infância... Gente, é impossível falar da minha infância sem falar nos domingos de feira com o meu pai comprando morangos e comendo tapioca... Fiquei muito emocionada pq sempre tive vontade de fotografar as feiras, mas suas palavras mexeram com muitas imagens que tenho desse evento que faz parte de todas as culturas, ou seja, é absolutamente humano!
Muito beijos!
Ah, obrigada por colocar o gotas de Coisas na seção "Não saio de casa sem fuxicar..."! Fico muito orgulhosa por vc, que admiro tanto, gostar do que escrevo. Não sei se vc tinha visto que coloquei o PSQC na seção "Coisas que gosto".
Beijos de novo... Me diz onde estão o gato e a guarda do anjo?

palavras sobre qualquer coisa disse...

Aninha, esse texto é também muito emocionante para mim. Pois, assim como você, tenho uma memória muito emotiva sobre as feiras que fazia com meu pai em Edson Passos (Mesquita). Era uma diversão ir com ele à feira.

Esse texto foi feito em parceria para ilustrar um lindo livro de fotos feito como projeto final de uma grande amiga minha, a Eliza Rizo. Tenho muito orgulho do trabalho dela e de ter podido contribuir um pouquinho com ele.

Bom... o "O Gato" você vai encontrar nos posts do mês de Fevereiro/2008 e o "A guarda do anjo" está nos posts do mês de Novembro/2007.

Besos.

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!