(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Por um fio"


"Por um fio" - Drauzio Varella
Companhia Das Letras - 2004




Drauzio Varella, médico oncologista, ficou famoso e reconhecido por "Estação Carandiru", livro com grande repercussão nacional e que se tornou filme nas mãos do diretor Hector Babenco. E por sinal, e infelizmente, a versão cinematográfica não condisse com a qualidade da história pela qual se inspirou.

Posteriormente o médico paulista passou a ter quadros sucessivos sobre saúde pública no semanal televisivo Fantástico, da Rede Globo. Ultimamente tenho lido algumas críticas ao médico-escritor, e sua figura-literatura de alcance extremamente popular, mais pelo que se refere à sua imagem na telinha. O problema é que no Brasil ninguém pode ser popular, na verdade o termo "popular" causa ojeriza a quase todos que se considerem um pouco mais letrados ou que se classifiquem como "formadores de opinião".

De qualquer forma Drauzio é um observador sensível e atento, e sua curta obra literária demonstra a busca por uma humanização em uma área onde, de forma inusitada e espantosa, há uma excedente mecanização de procedimentos. Qual é esta especialidade? A medicina, especialmente a clínica. Talvez haja uma explicação histórica e contextual para essa desumanização persistente na clínica médica em geral e especialmente em nosso país.


Primeiramente a medicina se associou à consagração da ciência no período que denominamos como "modernidade". Onde na passagem do século XIX para o século XX, as ciências alcançaram o status de objeto mais próximo da verdade que o homem poderia chegar. E nesta premissa científica, impregnada da filosofia cartesiana, os pacientes são meros objetos para o diagnóstico de seus males, e os médicos são os seres-sapiência que poderão aferir os medicamentos e procedimentos necessários para poder proporcionar a cura àqueles obje... quer dizer pacient... quer dizer... pessoas. Outro fator primordial para essa desumanização é o caos do serviço público do sistema único de saúde brasileiro (SUS), assim como a precariedade em quase todos os países pobres da América Latina em relação à saúde pública, onde pessoas e gado se confundem (no Brasil a saúde do gado bovino é melhor do que a saúde da população em geral), e onde médicos atuam em condições semelhantes a estados de sítio ou guerra. Humanizar o atendimento aos pacientes nestas condições deve ser realmente difícil, quase impossível, mas a tentativa dos profissionais de saúde pública também deve ser imprescindível e necessária. Um juramento foi feito antes de se jogar os canudos ao alto nas comemorações de formaturas.

Os livros de Varella indicam a tendência, observando as práticas médicas de meados do século XX até a virada para o século XXI, a uma re-humanização da clínica médica. E qual melhor tema para tratar dessa reaproximação da "ciência que salva vidas" para com a vida do que a... morte. Sim. A morte é o principal tema abordado pelo médico-autor desde seu primeiro livro, "Estação Carandiru". O importante é notar como a morte é enxergada neste processo e nas observações feitas durante a sua obra (lembrando que Drauzio também tem um livro infantil, que não li).

Em "Estação Carandiru" o primeiro movimento é o de aproximação-estranhamento às pessoas tidas como não-humanas, animais que perderam sua capacidade de viver em sociedade e que agora devem viver enjaulados, sobrevivendo como selvagens. E é diante deste quadro que surge a primeira grande questão ética levantada por Drauzio. "Por que eu deveria me preocupar com a vida e a saúde de assassinos, estupradores, ladrões e traficantes?". A primeira resposta para esse dilema vem na forma do pacto firmado ao se levantar o braço no dia da formatura e jurar defender sua profissão com a maior dignidade possível. A segunda resposta, e talvez a que seria a mais simples, mas não é, é a percepção de que aquelas pessoas são realmente humanas, e que em todas as nossas barbáries sempre existirá a possibilidade do erro, e do perdão. E que naquele momento, em pleno Carandiru, o médico-humano não deveria olhar para a ficha-criminoso, e sim para o ser-humano-enfermo. Essa é a preocupação primordial que Varella nos descreve em sua experiência no então maior complexo prisional do país.

A morte relatada neste momento é quase que inevitável (mas a morte não é inevitável mesmo?). No Carandiru a morte ou viria pela AIDS, ou pelas drogas, pelas doenças agravadas pelos dois fatores anteriormente citados, pelo assassinato encomendado, pelo assassinato por dívida ou pelo assassinato pelas mãos do Estado. Lembremos que Drauzio conheceu parte dos 111 detentos mortos pela polícia militar de São Paulo, em 1992. E foi através da morte-barbárie demonstrada no Carandiru, que o autor tentou mostrar o quanto humanos ainda somos, principalmente em nossas fraquezas e misérias, mas também nas vivas e verdadeiras histórias contadas por detentos/amigos que fez na Casa de Detenção.

A morte apresentada em "Por um fio" é diferente. E ainda continua inevitável. É a morte marcada e trazida pela doença, sem o pendor da justiça ou da injustiça. É a morte e a sua possibilidade real para ricos e pobres, assistidos ou desassistidos.

Neste livro o médico revela as histórias dos pacientes diagnosticados com câncer, quase todos em situações graves e quase sempre irreversíveis. Esta morte próxima, apresentada nas histórias descritas por Drauzio, mostra que diferente das mortes violentas, a possibilidade de perder a vida lentamente pode trazer novas perspectivas para a... vida! Sim, vida e morte caminhando juntas, como sempre foi e sempre será. É que às vezes nos esquecemos disso.

Em "Por um fio" a real sensação de que a linha final chegou traz uma interessante percepção. A morte para os jovens e para os vivos vem carregada com uma roupa quase sempre parecida. A pena. A piedade. A vitimização. O preconceito com o defunto ambulante.

A morte, encarada pelos pacientes nas histórias de vida relatadas por Varella, é mostrada como algo que pode ser uma passagem, um marco, uma chegada, apesar de não deixar de anunciar o seu eterno mistério. Mas essas histórias também não deixam de revelar as dores, os medos, as perdas, as separações. Não há outra saída. A morte é uma ruptura sem volta, ainda mais segundo nossos fortes preceitos materialistas. Mesmo assim é descrita nos relatos como algo que pode ser percebido como uma antecipação inevitável, porém sem ser transformada em uma tragédia monstruosa. A morte é a tragédia do desconhecido, mas pode ser vivificada com imensa dignidade.

"Por um fio" mantém a mesma estrutura de "Estação Carandiru": Uma introdução da experiência do autor e de qual "lugar" ele está falando. Posteriormente temos pequenas e médias histórias narradas em primeira pessoa, onde o narrador relata os "casos" de seus pacientes com suas emoções e ponto de vista pessoal. Em alguns momentos essas histórias se entrelaçam e dialogam, sempre mantendo sua temática principal, o exaurir da vida, como fio condutor das emoções e sentimentos.

E novamente a grande questão de Drauzio retorna. Qual é o papel da medicina? Qual é a função do médico junto a seu paciente? Manter a vida a qualquer custo? Ou identificar as necessidades do paciente/agente e descobrir com ele quais são suas expectativas e seus desejos para atacar/amenizar seu mal? O médico aponta a segunda opção como a escolhida por ele e demonstra que mais do que simplesmente salvar vidas, a medicina possui outra característica primordial, que é a de amenizar e diminuir a dor das pessoas. E é essa a grande questão que parece perpassar a obra do médico-homem Drauzio Varella. A grande prova do que digo e encerro, neste momento, é o emocionante relato final e familiar dado pelo autor no último capítulo de "Por um fio".

Bons livros!

Obs.: O tema abordado no livro de Drauzio poderá ser melhor compreendido ao se assistir "Um golpe do destino" (The Doctor), com William Hurt, 1991.


Obs. 2: Esta resenha/artigo pode ser publicada(o) no Portal Literal, mas precisa dos votos dos leitores. É mole, basta fazer um rápido cadastro no site, entrar em "fila de votação: artigos: Por um fio" e votar. Agradeço mais uma vez aos amigos leitores.



Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

4 comentários:

Carlos Chaves disse...

Caro Vinicíus, quando li esse livro, pude fazer varias reflexões. Analisando as atitudes dos pacientes, em estavam lutando ou deixando-se levar pela doença, pensava no meu irmão. Um forte guerreiro que hoje e naquela época( em 2007) está lutando contra essa horrivel doença que é o cancer. Foi bom ler o que escreveste, e saber que tens sensibilidade para ler tal livro. Um grande abraço. E o teu blog é muito bom. Sucesso

palavras sobre qualquer coisa disse...

Pô Carlos, desejo toda a sorte do mundo para o seu mano, e muita energia também. Agradeço os elogios ao blog. E breve, breve teremos novidades por aqui.

Aquele abraço.

Unknown disse...

Oi Vinicius!
Vim aqui saber de você, como andam os preparativos, se está ansioso, feliz, etc, etc e me deparo com este texto tão belo, tão bem escrito, tão sensível e tão importante. Ando muito decepcionada com os médicos em geral, com a desumanização da medicina e aí vem você falando do Drauzio e de sua obra... lembro que comecei a ler Carandiru e fiquei completamente absorta...o outro livro eu não li, mas agora quero ler com urgência! Obrigada!
Você tem uma sensibilidade como poucos e é isso o que mais precisamos. Anda, publica logo esse livro que eu quero estar lá no seu lançamento, na fila das dedicatórias... Tenho certeza que teu livro vai ser lindo!
beijos e toda a minha admiração,
Tathi.

palavras sobre qualquer coisa disse...

Dentro desta discussão sobre a morte, colo aqui o link com trechos da carta escrita pela atriz Leila Lopes, que faleceu no dia 02/12/09.

Acho que lendo alguns trechos desta carta, dá pra perceber que a decisão de viver é algo muito mais complexo do que imaginamos.

http://ofuxico.terra.com.br/blogdaesther/files/2009-12-familiares-divulgam-as-ultimas-palavras-de-leila-lopes.htm

Besos.

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!