Quantas vezes andamos pelas ruas das cidades e nos deparamos com a arte no concreto nos causando espanto. Com os graffitis que às vezes nos expõem sentimentos de beleza e perplexidade.
Mas o que este fenômeno artístico e social significa? Quais preconceitos existentes? Qual relação com as identidades territoriais? Quais novas apropriações são realizadas?
Enfim... Leandro Tartaglia desenvolve de forma brilhante um olhar acadêmico e nativo de quem dialoga com esta arte urbana.
"Este livro é produto da dissertação de mestrado de Leandro Tartaglia que tive a satisfação de acompanhar como orientador. Trata-se de um trabalho envolvente, tanto pelo sentido de aliar Geografia e manifestação artística (o graffiti em sua contextualização urbana) quanto pela própria trajetória do autor, que refletia sobre o tema ao mesmo tempo em que atuava, ele próprio, como grafiteiro. Essa espécie de "olhar de dentro", imerso na produção de seu próprio "objeto", não é comum e deve ser destacada. Leandro trata o graffiti como um fenômeno eminentemente urbano, produto e produtor de espaços e, mais especificamente, de territorialidades, na medida em que o grafiteiro, através de sua marcação simbólica, impregna a cidade de novos signos, abertos a múltiplas apropriações as quais começam, é claro, pela própria apropriação do espaço pelo seu proponente. O graffiti, entretanto, adquire também múltiplas faces, dependendo sobretudo dos sujeitos e ambientes em que está situado. Assim, o autor faz uma interessante distinção entre o graffiti por ele denominado de "selvagem" (os "bombardeios", mais espontâneos), o graffiti "comunitário" (realizado através de mutirões organizados), o graffiti "domesticado" (realizado na reclusão das exposições) e o graffiti "pedagógico" (difundido hoje através de oficinas de trabalho). Percebe-se assim uma diversidade crescente do fenômeno ao longo de um processo que vai da clandestinidade à domesticação. No final, ele questiona se o graffiti ainda mantém algo do caráter alternativo e subversor com que nasceu. O graffiti, de alguma forma, acaba assim compondo também a nossa "sociedade do espetáculo" contemporânea".
Rogério Haesbaert*
*Geógrafo e Professor
Adjunto do Departamento de Geografia UFF
O livro pode ser comprado neste link:
http://editoramultifoco.com.br/loja/produto/geograffitis-uma-leitura-geografica-dos-graffitis-cariocas/
Leandro Tartaglia é geógrafo, professor e, eventualmente rabiscador de paredes (grafiteiro?). Mestre pela Universidade Federal Fluminense, leciona no Colégio Pedro II. Espera por dias melhores de seu amado time da colina junto com seu recém chegado filhote.
Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário