(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

domingo, 8 de março de 2015

Geograffitis: Uma leitura geográfica sobre os graffitis cariocas, por Leandro Tartaglia




Quantas vezes andamos pelas ruas das cidades e nos deparamos com a arte no concreto nos causando espanto. Com os graffitis que às vezes nos expõem sentimentos de beleza e perplexidade.

Mas o que este fenômeno artístico e social significa? Quais preconceitos existentes? Qual relação com as identidades territoriais? Quais novas apropriações são realizadas?

Enfim... Leandro Tartaglia desenvolve de forma brilhante um olhar acadêmico e nativo de quem dialoga com esta arte urbana.


"Este livro é produto da dissertação de mestrado de Leandro Tartaglia que tive a satisfação de acompanhar como orientador. Trata-se de um trabalho envolvente, tanto pelo sentido de aliar Geografia e manifestação artística (o graffiti em sua contextualização urbana) quanto pela própria trajetória do autor, que refletia sobre o tema ao mesmo tempo em que atuava, ele próprio, como grafiteiro. Essa espécie de "olhar de dentro", imerso na produção de seu próprio "objeto", não é comum e deve ser destacada. Leandro trata o graffiti como um fenômeno eminentemente urbano, produto e produtor de espaços e, mais especificamente, de territorialidades, na medida em que o grafiteiro, através de sua marcação simbólica, impregna a cidade de novos signos, abertos a múltiplas apropriações as quais começam, é claro, pela própria apropriação do espaço pelo seu proponente. O graffiti, entretanto, adquire também múltiplas faces, dependendo sobretudo dos sujeitos e ambientes em que está situado. Assim, o autor faz uma interessante distinção entre o graffiti por ele denominado de "selvagem" (os "bombardeios", mais espontâneos), o graffiti "comunitário" (realizado através de mutirões organizados), o graffiti "domesticado" (realizado na reclusão das exposições) e o graffiti "pedagógico" (difundido hoje através de oficinas de trabalho). Percebe-se assim uma diversidade crescente do fenômeno ao longo de um processo que vai da clandestinidade à domesticação. No final, ele questiona se o graffiti ainda mantém algo do caráter alternativo e subversor com que nasceu. O graffiti, de alguma forma, acaba assim compondo também a nossa "sociedade do espetáculo" contemporânea".

Rogério Haesbaert*

*Geógrafo e Professor Adjunto do Departamento de Geografia UFF

O livro pode ser comprado neste link: http://editoramultifoco.com.br/loja/produto/geograffitis-uma-leitura-geografica-dos-graffitis-cariocas/





Leandro Tartaglia é geógrafo, professor e, eventualmente rabiscador de paredes (grafiteiro?). Mestre pela Universidade Federal Fluminense, leciona no Colégio Pedro II. Espera por dias melhores de seu amado time da colina junto com seu recém chegado filhote.







Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Nenhum comentário:

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!